Saiba mais sobre o RPG


Uma vida em prol do RPG

Bom pessoal demorou um pouco mas finalmente voltei a ter tempo, de fato, para atualizar o blog, desculpem a demora!
Gostaria de citar brevemente como surgiu o RPG, oficialmente, o roleplaying game surgiu em 1974, com o lançamento de Dungeons & Dragons pela empresa TSR, nos Estados Unidos da América. Inicialmente, o D&D era apenas um suplemento para um jogo de miniaturas chamado Chainmail ("cota-de-malha"), mas acabou por dar origem a um gênero de entretenimento completamente novo.
O D&D era um jogo relativamente simples se comparado a outros livros de RPG da atualidade, e não negava sua origem em jogos de guerra. Isso leva muitos a crer que o RPG mais "de representação" e menos "matar-e-trucidar" demorou a surgir. Poucos sabem, que praticamente junto com o D&D era lançado outro jogo mais complexo que já mostrava outra abordagem para o RPG.
Seu nome era Empire of Petal Throne e foi lançado pela prórpia TSR em 1975, alcançado pouco sucesso de vendas. O autor, o professor universitário M.A.R. Barker, abandonou os clichés das lendas medievais para criar um mundo completamente diferente, habitado pelos Ahoggya, Pe Choi e dezenas de outras raças bizarras que se inspiravam lendas astecas, egípicias e de outros povos da antiguidade.
Ao contrário, de masmorras genéricas e NPCs esteriotipados, a descrição detalhada do mundo chegava a incluir instruções para se comunicar na língua daquelas raças fantásticas. As regras não eram muito diferentes do D&D, mas a abordagem de "roleplaying" era bem diferente.

Isso mostra que desde o início o RPG mostrava que podia ser tanto um divertimento leve para adolescentes (invadir a masmorra/matar o dragão/pegar o tesouro),como um exercício de representação que permitia abordar as mais diversas experiências.
Durante o anos 80, enquanto o D&D confirmava seu sucesso com o lançamento do AD&D e conquistando milhões de jogadores pelo mundo, surgiam gêneros e sistemas alternativos:
  • Super Heróis: com o sistema Champions, que além de ter iniciado um gênero trouxe um modo de criação de personagem baseado em pontos, acrescentando além dos Atributos e Perícias, Vantagens e Desvantagens que tornavam os personagens algo muito mais "tridimensional" e interessante
  • Terror/Misticismo: como a série Storyteller (Vampire, Werewolf, etc), Call of Cthulhu (baseado em contos do escritor H.P. Lovercraft), entre outros
  • CyberPunk: originado no movimento literário da década de 80 que discute o impacto da informática e da realidade virtual no futuro próximo (CyberPunk 2020, entre outros)
  • Ficção Científica: baseados na literatura existente (Star Wars, por exemplo) ou totalmente inovadores (Traveller, o precurssor do gênero)
  • Sistemas Genéricos: com diversificação de gêneros muitos autores passaram a buscar sistemas de regras que permitissem ao jogador conhecer todos os gêneros de RPG com apenas um sistema de regras. O mais famoso e bem sucedido é, sem dúvida, GURPS de Steve Jackson.
  • Outros: definivamente entre o fim do anos 80 e início dos 90 surgiram sistemas para todos os gostos em todos os gêneros possíveis (militar, antiguidade, etc).
Nos dia de hoje, já temos acesso ( em portugues! ) a mais de 100 titulos, cada um contando com seus suplementos e aventuras prontas, e alguns até mesmo que aventuras solo (mais adiante abordaremos este assunto, provavelmente em outra matéria.), enxergando desta maneira, o RPG, é uma das maneiras mais baratas e versátil de diversão coletiva, e não adianta chorar e dizer "- Ahh, mas 90 reais um livro?", citando a minha própria pessoa "enxergando desta maneira, o RPG, é uma das maneiras mais baratas e versátil de diversão coletiva", COLETIVA, essa é a palavra chave, o narrador e seu grupo, podem e devem, organizar contribuições para que seu grupo de jogo se mantenha fixo! A boa e velha "vaquinha" vale também para a aquisição dos livros e acessórios necessarios para a diversão, e os acessórios e também o livro não são pereciveis! Conheço alguns narradores que possuem livros com mais de 10 anos de uso!!
Bom sem querer demorar demais nesse ponto, vamos citar ainda os RPG´s Brasileiros, como o 3D&T, que acabou se tornando bem conhecido, temos ainda o Ópera RPG, que também, e produto nacional, ao contrario do que muita gente pensa, e ainda muitos outros.
Bom pessoal vou dar uma parada por aqui, e quaisquer dúvidas, estou sempre a disposição.
Próxima matéria programada: "Como incluir a temática de Horror nas suas Aventuras".
Até lá!

Yshino.